quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Cadeia alimentar



Como já disse, plantei uma árvore e tenho uma filha. Falta-me o livro. Na postagem de ontem um engracadinho deixou um comentário vaticinando que morrerei em Feira de Santana. Foi o estopim, hoje a morte não me sai da cabeça. Pior do que morrer em Feira de Santana é deixar uma das três obrigações em aberto. Assim, sou forçado a reconhecer minha incompetência linguística para digitar algo que preste e parto para a opção de mercado: manuais.

Decidi organizar um manual para cozinheiros de emergência. Não tem nome ainda, sugestões são bem-vindas, mas pensei em fazer algo como um dicionário para revelar as grandes verdades da cozinha que mães e esposas sempre nos esconderam. Vamos às primeiras entradas:

CHÃO Te garanto que nem tudo que cai no chão da cozinha precisa necessariamente ir para o lixo. Se houver gente com você, cate os alimentos frescos e in natura, lave e utilize. Caso seja comida pronta, peça ajuda para recolher e jogar fora. Se estiver sozinho na cozinha, tudo que for ao chão volta para a mesa.

CREME DE LEITE Ao contrário do leite condensado, só tem utilidade na cozinha mesmo, no entanto, exige maestria. Revelo que o creme de leite, por conter leite, sobe ao chegar ao ponto de ebulição (ah, Marilúcia...). Portanto, jamais deixe o molho da macarronada no fogo e vá ler o último lançamento da Francine Prose. Você terá a atenção despertada por um chiado chatíssimo de líquido quente derramado sobre o fugão.

RELÓGIO O tempo é o melhor aliado de um cozinheiro de emergência. Faça tudo para descobrir o horário da última refeição de quem você vai alimentar. A informação é crucial. De posse dela, só sirva o que preparou ao menos cinco horas depois. E nada de lanchinho entre as refeições.

MIOJO Esqueça o miojo, isso é coisa de estudante-que-mora-em-quartinho-alugado-nos-fundos. Lhe apresento algo inovador: macaroni and cheese! Mais fácil de fazer, mais rápido e não tem aquele pozinho chato. O gosto é o mesmo.

MOLHOS Tenha à mão todos os molhos prontos que sua mesada conseguir comprar. Em geral, eles encobrem com perfeição qualquer deslize.

CÃO SEM DONO Nunca faça cara de paisagem quando a comida ficar ruim. Você errou, assuma. Faça cara de desempregado-no-estrangeiro-que-lavou-passou-varreu-e-fez-comida-mas-errou-a-mão. Isso vai lhe garantir (a) Jantar no melhor restaurante da cidade (b) Declaração de amor incondicional (c) Sexo na cozinha (d) Todas as respostas anteriores.

FOGÃO Cuidado! Saiba que o fogão elétrico permanece quente depois de desligado. O melhor fogão é a gás, desde que você viva na Bolívia. Se optar pelo elétrico e morar em Brasília, adianto que ele não vai funcionar durante a chuva.

PASTA DE DENTE O armário sobre o fogão é o melhor local para guardar a pasta de dente, principalmente se o fogão for elétrico.

PASTA DE DENTE DE FRESCO Se sua mulher insiste em usar aquelas pastas com menta, hortelã ou qualquer outra coisa que dê, apenas na boca, sensação de frescor, guarde-a no banheiro.

ANIMAIS Quem cria animais domésticos, especialmente cães e gatos, jamais deve deixar qualquer alimento sobre a bancada da cozinha. A dica vale especialmente para salmão, se você tiver um lindo gatinho. Se flagrar o bichano lambendo salmão (pelamordedeus, não há qualquer conotação de zooerastia aqui) está obrigado a jogar o peixe fora, caso esteja acompanhado. Mas se estiver sozinho...

Nenhum comentário: