segunda-feira, 18 de maio de 2009

Tabaréu também em inglês



Por mais que eu tente fugir, parece cada vez mais ter razão aquela amiga para quem eu sai de Feira, mas Feira não sai de mim. Me descubro feirense em inglês.

Outro dia, por conta da pesquisa do mestrado, fui à escola da Isa, onde também estuda a Marisa. A Florzinha nada tem a ver com a história, mas sou obrigado a tentar citá-la em todos os comentários porque uma amiga me chamou de pai desnaturado. Disse que nas mensagens que mandava daqui nunca falava da filhota, só da Isa. Taí o registro, viu, xará? Tudo passa pela Marisa, não há porque pensar o contrário. Bom, estava eu na escola, aliás, antes, o trabalho de mestrado é sobre um programa desenvolvido na Siler City Elementary que oferece aulas de ELS (inglês como segunda língua) aos pais dos alunos - a maioria de origem latina.

De volta à visita ao colégio. Fiz o que tinha de fazer e, ao seguir em direção à saída, pronunciei como despedida o baiol. Quem estava na sala respondeu, mas um professo amigo da Isa, também estrangeiro, começou a rir. "Ô, Isa, o Marcio agora tá falando que nem o povo daqui é?".

O baiol, por mais estranho que soe, significa 'bye you all', tchau para todo mundo. É que meu fraquíssimo inglês foi achado nas prateleiras do Walmart de uma cidadezinha do sul norte-americano, o que na prática significa dizer que sou caipira. Os sulistas falam tão caipirês que nem eles se entendem. Um colega do mercado do Wal foi ao Alabama e disse que penou para compreender o que as pessoas diziam. Se para ele, nascido e criado aqui, foi difícil, imagine a minha cara quando alguém pergunta onde fica o cool whip? Cu de quem, meu amigo?!?!?!?

Eu já fui amaldiçoado por um primo a voltar a viver em Feira. Disse-me que vou ficar rico, comprar as casas vizinhas à que cresci (continua sendo de seu Fernando e dona Nilma, como um pequeno aluguel), demolir tudo e construir um prédio.

É isso, sou agora um tabaréu pseudobilíngue. Só falta ficar rico e comprar dinamite.

Beijos e saudades,

Imagem: inblogs.com.br

Nenhum comentário: