.JPG)
Búfalos não voam e eu devia ter lembrado disto no sábado passado. Estávamos ainda no alto das montanhas, em Wilkesboro, um frio da porra, e fomos jantar no Applebees. É um restaurante de rede, aliás, tudo aqui é rede, ninguém consegue manter aberta uma lojinha de esquina. Os gigantes te engolem em dois segundos. Bom, ao menos não é fast food.
A Isa insistiu para que eu escolhesse o jantar. Detesto escolher prato, acho cardápio um saco. Ou melhor, o cardápio tem duas funções sociais importantíssimas: ocupar seu tempo naquele chatíssimo almoço de negócios ou te proteger de reconhecimentos indesejáveis.
Já não gosto de escolher a comida em situações normais, sem grana para pagar a conta a missão é ainda mais cruel. Fiz a opção óbvia, o mais em conta financeiramente. Tinha lá um combinado de 20 dólares com dois pratos principais, um de camarão e outro de pasta com frango. E ainda podia escolher uma das duas entradas disponíveis. Foi aí que a coisa pegou.
A entrada podia ser um lance com batatas ou algo que eu desconhecia: buffalo wings. Claro, fui para a inovação! Nunca tinha comido carne de búfalo na vida. Até achei estranho e ainda comentei: vamos comer camarão, frango e carne vermelha na mesma refeição... A Isa deu um risinho de canto, daqueles que eu dou antes de pregar alguma peça nela. Qualquer dia conto da vez em que 'roubaram' nossa cama de casal e a Isa teve de dormir no chão do corredor em nosso primeiro ano de casados.
De volta ao Applebees. Nossa garçonete-gorjeta-de-20% trouxe as tais buffalo wings. Prato bonito, combinação de vermelho com verde. A Isa, de cara, declinou: não consigo comer o prato principal se aceitar a entrada, fique à vontade meu amoooor...
Que ixxxcrota, pimenta pura!!! Claro, também não era búfalo, e sim frango. Buffalo, explicou-me gentilmente a Isa depois dos dois litros de coca-cola (era refil, então pude beber à vontade), é um codinome para pratos apimentados. Buffalo wings: asas de frango desossadas servidas com muita, muita pimenta. Daquelas de fazer baiano suar e mexicano pedir arrego.
Continuo sem ter provado carne de búfalo. Seu-Zé-lá-da-retaguarda sofreu um bocado durante a madrugada, mas comi as tais asas por inteiro e minha honra foi mantida.